Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura e CMS encerram agenda de posse de conselheiros locais de saúde para triênio 2023-2026

Encerrando a agenda de posse de conselheiros locais de saúde eleitos para o triênio 2023-2026, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus), realizou nesta quinta-feira, 14/9, a solenidade de investidura de 40 representantes que irão atuar nos oito Conselhos Locais de Saúde (CLSs) da zona rural. O evento ocorreu no auditório da Universidade Paulista (Unip), no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

Com a posse desta quinta-feira, a Semsa e o CMS/Manaus encerraram o cronograma de posse dos 663 conselheiros locais eleitos para 73 CLSs nas cinco zonas distritais de saúde. A programação iniciou no dia 1º/9, com a posse de 185 representantes de 22 conselhos da zona Leste, e seguiu com 146 conselheiros de 11 CLSs da zona Norte, no dia 11/9; 98 representantes de 14 CLSs da zona Oeste, no dia 12/9; e 194 membros de 18 colegiados da zona Sul, no dia 13/9.

O subsecretário municipal de Gestão Administrativa e Planejamento da Semsa, Nagib Salem, assinalou a ampliação no número de conselheiros no último processo eleitoral para os CLSs, passando de pouco mais de 500 para 663, e destacou a posse dos 40 conselheiros locais da zona rural como um avanço para essa região, que abrange 93% do território do município.

“Isso é importantíssimo para o controle social da Semsa. O SUS (Sistema Único de Saúde) é feito com os usuários, os gestores e os trabalhadores, por isso ele funciona e dá exemplo para o mundo todo”, afirmou o subsecretário.

O presidente do CMS/Manaus, conselheiro Elson Melo, pontuou o papel relevante dos conselhos locais de aproximar as comunidades da gestão e levar políticas públicas para a área da saúde a todas as comunidades da capital.

“O próximo passo do CMS será a qualificação desses representantes, por meio de cursos que vamos iniciar em novembro. Qualificando os conselheiros, explicando o papel do conselho e do conselheiro, vamos alcançar nossas metas de levar melhoria para a comunidade”, disse Melo.

Participação social

O processo eleitoral para a escolha dos integrantes dos 73 Conselhos Locais do município foi realizado nos últimos meses de julho e agosto. Os 663 representantes eleitos assumem o papel de fiscalizar e propor soluções para a melhoria da oferta de serviços de saúde, em um trabalho voluntário e não remunerado.

O produtor rural Herculano Moura, que desenvolve sua atividade na área do Tarumã-Mirim, foi um dos conselheiros locais empossados na solenidade desta quinta-feira. Ele destacou a importância da atuação dos conselhos ao lado da gestão pública, sempre com o objetivo de aprimorar os serviços de saúde ofertados à população.

“A grande importância dos conselhos locais é contribuir com a gestão, pois, para administrar, o administrador tem de ter vários olhos em seu auxílio. Nosso maior objetivo é fortalecer o SUS como um todo, principalmente na zona Rural”, asseverou.

Os Conselhos Locais contribuem para o controle e a participação social, essenciais para o desenvolvimento do SUS. Cada CLS é vinculado a uma unidade de saúde da rede básica e reúne representantes do segmento de usuários, correspondendo a metade dos membros do colegiado, e dos segmentos de trabalhadores e gestores da área da saúde, cada qual com um quarto dos membros.

Para unidades de saúde com até 40 servidores, o CLS terá quatro membros; para unidades com 41 a 80 servidores, a composição é de oito integrantes; e, para unidades a partir de 81 servidores, o CLS será composto de 12 conselheiros.

Fotos – Artur Barbosa / Semsa

Post Relacionado

Prefeito David Almeida fiscaliza três frentes de obras de infraestrutura na capital

Victória Farias

Prefeitura de Manaus forma cuidadores comunitários no bairro Lírio do Vale

Victória Farias

Estratégias de controle e tratamento da sífilis são destaque em podcast da Prefeitura de Manaus

blitzamazonico