Blitz Amazônico
Amazonas

Defensor-geral recebe título de cidadão manauara, na Câmara Municipal de Manaus 

Solenidade aconteceu no plenário Adriano Jorge, nesta quarta-feira (9) 

O defensor público-geral, Ricardo Queiroz de Paiva, recebeu, nesta quarta-feira (9), o título de Cidadão de Manaus, concedido pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), pelos relevantes serviços prestados à população. O procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, também foi agraciado com a comenda. 

De propositura do vereador Caio André Pinheiro de Oliveira, a solenidade aconteceu no plenário Adriano Jorge, da CMM, e contou com a presença de defensores e servidores da DPE-AM, além do presidente da CMM, vereador Caio André, do vice-governador do Estado, Tadeu de Souza, e outras autoridades. 

Filho de um mineiro com uma amazonense, Ricardo Paiva é natural de São Paulo (SP), mas veio para Manaus ainda criança, com a família. Casado e pai de quatro filhos, ele é bacharel em Direito e Pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil, e foi estagiário e servidor da Defensoria. Em 2005, foi nomeado como defensor público, após aprovação em concurso. 

Emocionado, Paiva iniciou seu discurso homenageando seus pais e falando dos caminhos trilhados até chegar na Defensoria. 

 
“Estou realizando um sonho que é ser manauara de direito, porque de fato, eu sempre fui. Foi aqui que me criei e construí minha família e só nasci em outro estado, em razão do tratamento de saúde que o meu pai fazia. O que posso dizer é que sou grato a Manaus por tudo que me proporcionou e por aqui ter encontrado meu propósito de vida”, afirmou ele. 

Ricardo Paiva também parabenizou o procurador-geral de Justiça pelo trabalho desenvolvido à frente do Ministério Público do Estado, na capital e no interior. 

“Hoje a Câmara Municipal de Manaus está homenageando dois grandes homens públicos que representam o povo. Mais que uma homenagem, esse é um reconhecimento pelos serviços prestados à nossa população”, enfatizou o vereador Caio André. 

Trajetória 

Como defensor público, Ricardo Paiva iniciou sua carreira no interior do Amazonas, passando por municípios como Urucará, Rio Preto da Eva, Careiro da Várzea, Careiro Castanho e Urucurituba, até chegar à capital, em 2008. 

Como defensor-geral, foi eleito para o biênio 2020/2022 e reeleito para o biênio 2022/2024 e traz, em sua trajetória, inúmeras conquistas como a criação do plano de cargos e salários da Defensoria, bem como o programa de aposentadoria incentivada; criou a Carreta da Defensoria, para levar atendimento itinerante aos bairros mais distante de Manaus e comunidades da Região Metropolitana (RMM), além de ampliar a capilaridade da DPE-AM para quase todo o estado, com a implementação de seis novos polos de atendimento no interior, quatro sedes na RMM e cinco unidades descentralizadas, fazendo com que hoje, a DPE-AM alcance 58 municípios. 
 

Na capital, Paiva também inaugurou novos núcleos de atendimentos, como os instalados nos shoppings Grande Circular e Via Norte, nas zonas Leste e Norte, as mais populosas de Manaus. 
 

Durante sua gestão, Paiva nomeou 56 defensores públicos e 399 servidores de carreira para os quadros da DPE-AM. Também foi o responsável, em 2022, pela primeira participação de uma Defensoria Pública brasileira na Conferência das Nações Unidades Sobre Mudanças no Clima, a COP-27, onde palestrou em Sharm El-Sheikh, no Egito, sobre a atuação da Defensoria do Amazonas no período de enchentes. 
 

Fotos: Evandro Seixas-DPE/AM

Post Relacionado

Copa Tatames Fight Shop abre calendário do jiu-jítsu do Amazonas no dia 28 de janeiro

blitzamazonico

Em Rio Preto da Eva, Defensoria promove mutirão do projeto ‘Eu tenho pai’, com oferta gratuita de exames de DNA

victoria Farias

Mais tecnologia: Aadesam lança nova plataforma para processos seletivos

EDI FARIAS