Blitz Amazônico
Brasil

Juscelino Filho destaca avanço do 5G em evento sobre o futuro da tecnologia na indústria

Velocidade até 10x mais rápida que o 4G, possibilidade de conexão de milhares de dispositivos simultaneamente na mesma rede e baixa latência são características da tecnologia que podem impulsionar o setor.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou, nesta terça-feira (18), a importância do 5G para o avanço da indústria no Brasil durante a abertura do evento “Abinee TEC 2023”, organizado pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Com o tema “O Futuro da Tecnologia na Indústria: Dados, IoT e Inteligência Artificial”, o fórum foi organizado na São Paulo Expo, na capital paulista.
 

“A rede 5G permitirá a utilização, em larga escala, de análise de volumes massivos de dados (Big Data Analytics), da Internet das Coisas (IoT), da Inteligência Artificial (AI), dentre outras inovações. Há oportunidades para o uso de tecnologias digitais em todas as etapas da produção”, afirmou o ministro. Juscelino reforçou que tem trabalhado para antecipar, junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e às operadoras de telefonia móvel, a chegada do 5G em todo o País. Também estavam presentes na cerimônia o presidente da Agência, Carlos Baigorri, e o presidente Executivo da Abinee, Humberto Barbato.
 

Durante sua participação, Juscelino abordou, ainda, a elaboração do Plano Nacional de Inclusão Digital (PNID), a estratégia para levar conectividade a todas as 140 mil escolas públicas brasileiras, o programa Computadores para Inclusão e a utilização de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel).
 

(Foto: Kayo Sousa / MCom)

TRANSFORMAÇÃO TECNOLÓGICA – O debate sobre “O Futuro da Tecnologia na Indústria: Dados, IoT e Inteligência Artificial” foi conduzido pelo mestre em Direito pela Universidade de Harvard, Ronaldo Lemos – coautor do estudo que serviu para a construção do Plano Nacional de IoT –, e abordou aspectos como etapas da transformação tecnológica, economia de dados e experiências internacionais da China e da África.
 

O fórum antecedeu a abertura da 31ª FIEE – Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação, que segue aberta para visitação na São Paulo Expo até esta sexta-feira (21). A feira, tradicional no mercado, conta com a presença de marcas nacionais e internacionais, e oferece insumos que possibilitam às indústrias se transformarem digitalmente, atingirem a eficiência energética e aplicarem conceitos de conectividade, automação e IoT.
 

A Abinee é fundadora da Green Eletron, uma gestora sem fins lucrativos especializada na operacionalização de logística reversa de pilhas, baterias e eletrônicos, que, em março deste ano, firmou um Acordo de Cooperação com o MCom para reforçar as medidas que garantam a destinação final ambientalmente adequada dos equipamentos eletroeletrônicos tratados pelo programa Computadores para Inclusão, mantido pela Pasta.
 

QUINTA GERAÇÃO – O 5G completou um ano de chegada ao País neste mês e é até 10x mais rápida que o 4G, possibilitando a conexão de milhares de dispositivos simultaneamente na mesma rede e possui baixa latência. Hoje, de acordo com dados da Anatel, 753 municípios estão com a infraestrutura necessária já licenciada para a ativação, nas diversas faixas da tecnologia (700 MHz, 2,3GHz e 3,5GHz).
 

A limpeza da faixa de 3,5 GHz para que o serviço possa ser ofertado é de responsabilidade da Anatel – e mais de 1,6 mil municípios já estão aptos a receberem a tecnologia. O edital do Leilão do 5G estabeleceu um cronograma para a ativação da quinta geração de dados móveis de acordo com a quantidade de habitantes nas localidades e as operadoras tem a liberdade de seguir seus planejamentos de implantação, desde que cumpram os prazos.

Post Relacionado

Governo vai instalar 12 mil pontos de internet em escolas públicas

Shayenne

Plenário vota na quarta MP da compensação tributária aos bancos

EDI FARIAS

PF mira governo do Acre em caso sobre desvio de R$ 120 milhões

EDI FARIAS