Blitz Amazônico
Polícia

Parintins 2023: SSP-AM ativa CICC-L para monitoramento do 56º Festival Folclórico

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), ativou, na tarde desta terça-feira (27/06), o Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC), do Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L) para o monitoramento do 56º Festival Folclórico de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A ativação do CICC-L foi realizada no Bumbódromo e tem o objetivo de reunir órgãos da esfera federal, estadual, e do município, que estão envolvidos na realização do evento para alinhamento de ações em áreas como segurança, saúde, assistência social e trânsito.

Coordenada pela Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), da SSP-AM, a ativação faz parte da operação Parintins 2023. Na ocasião, foi apresentado o Plano Tático Integrado (PTI), documento que compila as competências de órgãos municipais, estaduais e federais, além das empresas concessionárias de serviços.

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, General Carlos Alberto Mansur, destacou a determinação do Governador do Amazonas, Wilson Lima, para garantir um festival com muita segurança aos visitantes e à população de Parintins.

“Estamos dando início a abertura do Centro Integrado de Comando e Controle Local, com cerca de 50 representantes de diversos órgãos, da esfera federal, estadual e do município de Parintins. A determinação do Governador Wilson Lima é que este ano, assim como o ano passado, esse evento tenha o máximo de segurança. Por isso, reforçamos o efetivo das forças de segurança aqui para o município”, destacou o titular da SSP-AM, General Mansur.

Até o encerramento do festival, reuniões serão realizadas diariamente no CICC-L para monitoramento de diversas ações, como: Ações de trânsito; Atendimento médico e de urgência; Ações de vigilância em saúde sanitária; Ações de proteção à criança e ao adolescente; Ações de inteligência; Ações de controle de tráfego aéreo e Ações de controle de tráfego hidroviário.

O titular da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sec), Marco Apolo Muniz, destacou a importância da integração entre os órgãos para que o festival ocorra com tranquilidade.

“É uma ação conjunta de várias secretarias, e a Secretaria de Segurança Pública, sem dúvidas, tem um papel fundamental, não só o seu papel primordial que é de assegurar, com toda a complexidade, vários órgãos, mas acima de tudo, coordenar outros órgãos que precisam das devidas orientações para que consigamos receber todos bem e fazer um grande espetáculo”, disse.

Monitoramento: O CICC-L tem a possibilidade de realizar o monitoramento do Festival Folclórico de Parintins e do município por meio de câmeras que foram instaladas pela SSP-AM em pontos de grande fluxo de pessoas, garantindo pronta-resposta em casos de intercorrências.

Também serão instaladas Plataformas de Observação Elevadas (POE), em frente ao Centro Cultura de Parintins (Bumbódromo) e nas proximidades da avenida Amazonas, principal via do município.

FOTOS: Alex Pazuello / Secom

Post Relacionado

Em dois meses, Operação Aceiro 2024 combateu 4.276 focos de incêndios no interior

EDI FARIAS

Polícia Civil prende trio envolvido em homicídio qualificado em Manacapuru

EDI FARIAS

Assassino do palhaço ‘Creme de Leite’ é preso em Manaus

blitzamazonico