Blitz Amazônico
Economia

CORPO DE PESQUISA FORMADO POR KAWASAKI, SUZUKI, HONDA E YAMAHA DESENVOLVERÁ MOTORES MOVIDOS A HIDROGÊNIO VISANDO A REDUÇÃO DE EMISSÕES DE CARBONO

A Yamaha Motor Co., Ltd., Kawasaki Motors, Ltd. , Suzuki Motor Corporation e Honda Motor Co., Ltd. anunciaram que receberam aprovação do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão para formar associção de pesquisa tecnológica chamada HySE (Hydrogen Small mobility & Engine tecnology na sigla em inglês) para desenvolver motores movidos a hidrogênio para curtas distâncias, para veículos compactos como motocicletas, pequenas embarcações, equipamentos para construção, drones e outras aplicações que requerem pequenas motorizações.

Para concretizar uma sociedade descarbonizada é necessária uma estratégia de múltiplos caminhos para abordar várias questões no setor de mobilidade, em vez de focar em uma única fonte de energia. Nesse cenário, a pesquisa e o desenvolvimento direcionados à comercialização de mobilidade com motores movidos a hidrogênio – considerada uma fonte de energia de última geração – ganha força.

No entanto, o uso de hidrogênio apresenta desafios técnicos, incluindo alta velocidade de chama e uma grande região de ignição, que muitas vezes resulta em combustão instável, e ainda, a capacidade limitada do tanque de combustível no caso de uso em veículos de pequena mobilidade. Ao abordar essas questões, os membros da HySE estão empenhados em conduzir pesquisas fundamentais, capitalizando sua riqueza de conhecimentos e tecnologias no desenvolvimento de motores movidos a gasolina, e pretendem trabalhar juntos com na missão de estabelecer um padrão para motores a hidrogênio voltados à mobilidade, avançando nas pesquisas fundamentais nesta área.

Os membros da HySE continuarão a aprofundar suas relações de colaboração, a fim de fornecer uma variedade de pequenas opções de mobilidade aos usuários e atender às suas diversas necessidades, contribuindo assim para a realização de uma sociedade descarbonizada. 

O Presidente indicado da HySE e Diretor Executivo do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Técnico da Yamaha Motor Co. Ltd., Kenji Komatsu, comenta: “Estamos extremamente satisfeitos em anunciar a formação da associação. Existem muitos desafios no desenvolvimento de motores movidos a hidrogênio, mas esperamos ver as atividades da associação avançarem na pesquisa fundamental para enfrentar esses desafios. Estamos comprometidos com esse esforço com um senso de missão de preservar o uso de motores de combustão interna, que simbolizam os esforços de longa data que nossos predecessores investiram”.

MAIS SOBRE A YAMAHA MOTOR

Há 68 anos, a Yamaha é conhecida mundialmente pelo ronco de seus motores, mas foi fabricando instrumentos musicais que começou suas atividades, em 1887. O logotipo, com os três diapasões sobrepostos deixa clara essa origem, simbolizando ritmo, harmonia e melodia.

A Yamaha Motor Company surgiu no Japão em 1955, quando a empresa passou a fabricar motocicletas, lançando a YA-1, a famosa Libélula Vermelha, que já em sua primeira competição faturou as três primeiras colocações na desafiadora corrida de subida de montanha Asama Race.

No Brasil, a Yamaha se estabeleceu em 1970, sendo a primeira fabricante de motocicletas a se instalar no País. Em outubro de 1974 passou a produzir em Guarulhos, São Paulo, tendo como primeiro modelo nacional, a Yamaha RD 50, eternamente lembrada como “cinquentinha”. Em 1985 inaugurou em Manaus, Amazonas, uma segunda unidade fabril, hoje a única, a Yamaha Motor da Amazônia Ltda.

Atualmente a Yamaha tem em seu line-up no Brasil, 31 modelos em diversas versões de motocicletas, comercializadas no Brasil, e uma Rede com cerca de 517 concessionárias e pontos de venda autorizados e capacitados no atendimento e serviços com qualidade. Em náutica, são 9 modelos WaveRunner (veículos aquáticos), 27 modelos de motores de popa, conta com uma rede de 115 concessionárias e 44 oficinas, e está presente em 31 estaleiros autorizados.

O Grupo Yamaha Motor no Brasil exporta para países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Oceania e para o Mercosul e Europa. Mais que tecnologia e máquinas, o que diferencia a Yamaha são as pessoas e sua paixão pelo que fazem, todas com um único objetivo: o de gerar Kando através de seus produtos e as experiências que eles proporcionam. 

Mais do que vender motocicletas e produtos náuticos, a Yamaha tem em sua filosofia corporativa, gerar Kando aos seus clientes; uma expressão do idioma japonês, sem tradução literal em outro idioma, que significa profundo contentamento diante de algo extraordinário o suficiente para gerar encantamento e laços para toda a vida.

Post Relacionado

Entorno regional é prioritário, diz Bolsonaro em reunião do Mercosul

Redator

BASA ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAIS DE PATROCÍNIOS

Redação

Ministro da Economia diz que o recuo da inflação fará os juros caírem em 2023

Shayenne