A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, na tarde desta segunda-feira (24/04), um treinamento sobre o fluxo laboratorial do manuseio de amostras de pacientes suspeitos de Mpox no Amazonas. A capacitação ocorreu para equipe da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), em Manaus.
O treinamento ocorreu como parceria da FVS-RCP para com a FMT-HVD, que realiza pesquisa científica sobre buscas por tratamento para Mpox. A programação da capacitação incluiu as etapas do fluxo laboratorial da amostra de paciente suspeito para Mpox, desde a notificação, seguindo com a coleta pela equipe de enfermagem e passando pelo recebimento da amostra na FMT-HVD.
“O treinamento incluiu os procedimentos necessários para profissionais de saúde durante a assistência à saúde no processo de manejo das amostras de pacientes suspeitos para Mpox”, destaca a farmacêutica Mayellem Oliveira, da FVS-RCP, que realizou o treinamento para a equipe de enfermeiros e bioquímicos na FMT-HVD.
A capacitação oferecida pela FVS-RCP contribui com pesquisa científica realizada, pela FMT-HVD, por meio do Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB), sobre tratamento medicamentoso para pacientes confirmados para Mpox.
Treinamento
O treinamento realizado pela FVS-RCP abordou desde os conceitos básicos sobre o que é a Mpox, sobre transmissão, sinais e sintomas da doença, orientações de prevenção e controle para os serviços de saúde, identificação de casos e rastreio de contatos, medidas de precaução, coleta de amostra, fluxo laboratorial e rede de referência estadual.
FOTOS: Maurício Neto/FVS-RCP