Blitz Amazônico
Amazonas

Sebrae faz mapeamento do potencial inovador de Novo Airão

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semintur), vai aplicar metodologia de mapeamento do ecossistema de inovação em Novo Airão (localizado a 115 quilômetros de Manaus-AM). O trabalho visa traçar um mapa das instituições que podem contribuir para apoiar negócios inovadores no município.

O trabalho iniciou, nesta segunda-feira (24/04), com um workshop (oficina) ministrado pela analista de negócios do Projeto Ecossistema Local de Inovação (ELI), Osiana Almeida e a consultora de inovação credenciada, Gracy Raittz, da Unidade de Soluções e Atendimento do Sebrae/Amazonas.

A analista Osiana Almeida ressaltou que a proposta visa mapear as instituições com potencial para contribuir e dar apoio na construção de negócios inovadores. Além de Novo Airão o projeto está em andamento em mais três municípios amazonenses.

“A realização do trabalho vai durar cinco meses com aplicação de metodologia para o desenvolvimento do ecossistema de inovação que permita a desenvoltura de negócios inovadores e ‘startups’, que são empresas com modelos de negócios voltados à tecnologia. Trata-se de um trabalho construído com a sociedade no qual os atores (empreendedores e gestores públicos) são convocados para o desenvolvimento econômico e social”.

A secretária municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Suzianne Oliveira, explica que os atores são compostos de instituições públicas e privadas como secretárias municipais e escolas de ensino superior. Trata-se de um diagnóstico que vai abalizar projetos e ações que visam o desenvolvimento social, turístico e econômico

A abordagem de Ecossistemas Locais de Inovação (ELI) busca compreender de maneira sistêmica o ecossistema de inovação de um município ou de uma microrregião geográfica, considerando suas vocações econômicas e seu potencial tecnológico, para promover o desenvolvimento local, sob a ótica da inovação, e estruturar uma intervenção coordenada de longo prazo.

A apresentação metodológica contou com as presenças de representantes das secretarias municipais de Cultura, Agricultura, Esportes, Educação e Meio Ambiente, Saúde, Fundações Almerinda Malaquias (FAM) e Vitória Amazônica (FVA), CETAM, empresas locais de diferentes segmentos e provedoras de Internet.

Post Relacionado

Em Coari, Defensoria Pública abre seleção de cadastro reserva para residência jurídica

victoria Farias

DPE-AM e Prefeitura de Manaus oficializam acordo coletivo que garante transferência de famílias de área de risco para residenciais do ‘Minha Casa, Minha Vida’

victoria Farias

Em escolas de Tabatinga, Defensoria promove ação de conscientização sobre os direitos das mulheres

victoria Farias