Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Avanços da Prefeitura de Manaus em saneamento básico surpreendem Comitiva da CGU e do PNUD em visita à capital da Amazônia

As iniciativas da Prefeitura de Manaus de promover melhorias no abastecimento de água e esgotamento sanitário em áreas vulneráveis da cidade e os avanços da Tarifa Social Manauara surpreenderam a comitiva de representantes da Controladoria Geral da União (CGU) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), durante visita à capital ocorrida nesta terça e quarta-feira, 7 e 8/3.

“Para nós da Ageman que estamos diariamente acompanhando por meio das vistorias todas essas melhorias e intervenções no saneamento da nossa cidade, é uma satisfação saber que as ações desenvolvidas em Manaus, na gestão do prefeito David Almeida, estão refletindo de forma positiva e poderão até servir de modelo para outras regiões que estão comprometidas com a melhoria do saneamento básico de seus munícipes”, destacou o diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Elson Andrade.

Atualmente, Manaus é a cidade do país que mais beneficiou famílias proporcionalmente com a Tarifa Social Manauara. No total, são mais de 500 mil pessoas que já usufruem do benefício que concede desconto de 50% na tarifa de água e esgoto para um consumo mensal de até 15 mil litros de água (15 metros cúbicos). As intervenções ocorridas em mais de 40 áreas vulneráveis como becos, palafitas e comunidades estão beneficiando mais de 120 mil pessoas, as quais passaram a receber água tratada em casa todos os dias.

“Os números de Manaus são muito relevantes, sobretudo referente às famílias beneficiadas com a Tarifa Social Manauara e também os benefícios indiretos proporcionados como a redução das perdas de água e a melhoria da saúde da população. Foi uma iniciativa muito interessante que conhecemos por meio da atuação da Ageman e por isso viemos a Manaus para ver melhor os detalhes da iniciativa e divulgar para que outros municípios possam replicar e ampliar o foco social, ofertando serviços de saneamento básico de qualidade”, afirmou Carlos Roberto Ruchiga Corrêa Filho, coordenador de Auditoria de Regulação da CGU.

Durante visita a Manaus, a comitiva conheceu o funcionamento do Centro de Controle Operacional (CCO) na sede da concessionária Águas de Manaus, no bairro Aleixo, e também conversaram com moradores do beco Nonato, no bairro Cachoeirinha, onde a empresa desenvolveu um projeto pioneiro de esgotamento sanitário.

A iniciativa tem beneficiado mais de 900 moradores que passaram a interligar suas instalações sanitárias em uma rede com tubulação presa nas passarelas, apoiada em blocos de concreto. A coleta é feita por meio de gravidade. Os resíduos são transportados para uma Estação Elevatória de Esgoto instalada na rua Codajás e que conduz os resíduos até a Estação de Tratamento de Esgoto do Educandos.

A obra foi realizada em 2022 e é um projeto inédito no âmbito do saneamento básico e da engenharia. A intervenção também melhorou o abastecimento de água tratada com a implantação de novas redes na localidade.

O grupo esteve ainda acompanhando o processo de captação, tratamento e distribuição de água do principal sistema da cidade, no Complexo Ponta do Ismael, no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus.

Segundo o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro, o reconhecimento das iniciativas da concessionária em prol do saneamento básico de qualidade pautado no viés social reforça que a empresa está no caminho certo.

“Manaus é a capital do Norte e Nordeste que mais investiu em saneamento básico nos últimos anos. Estamos evoluindo em várias frentes, garantindo saúde e dignidade para toda população de Manaus. Nossos projetos inéditos, de viés social, como o esgoto tratado nas palafitas do beco Nonato, a Tarifa Manauara e a implantação de redes de água em regiões vulneráveis já estão servindo de modelo para outras ações no país. Ter a oportunidade de falar isso, para um público tão qualificado, só reforça que estamos no caminho certo”, afirmou Diego.

Durante o encontro, a comitiva também fez uma apresentação do resultado de consultorias realizadas pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), nos aspectos contratuais, infraestrutura e transversalidade na perspectiva de gênero e raça no âmbito das políticas regulatórias. Os referidos temas constam no Programa de Aprimoramento da Qualidade Regulatória Brasileira (QualiREg), o qual está sendo implementado na Ageman.

Além dos técnicos da Ageman, participaram também da programação representantes da concessionária Águas de Manaus, da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CGM), Controladoria Geral do Município (CGM) e Unidade Gestora de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Prefeitura de Manaus.

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus trabalha na recuperação da rede de drenagem profunda em beco do bairro Coroado

victoria Farias

CMS/Manaus divulga regulamento do processo eleitoral para composição de 76 Conselhos Locais de Saúde

Patrick da Silva FARIAS

Prefeitura de Manaus intensifica fiscalização no segundo dia da operação ‘Transporte Legal’

victoria Farias