A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Administração e Finanças (DAF), adquiriu 250 aparelhos telefônicos VoIP (Voice over Internet Protocol) para todas as delegacias da capital e do interior do estado. A tecnologia permite a realização de chamadas de voz por meio de uma conexão com a internet, diferente das chamadas tradicionais, que usam uma rede de telefonia fixa ou móvel.
Conforme o delegado Demetrius Queiroz, diretor do DAF, esse é um investimento em modernização da infraestrutura da PC-AM que possibilitará prestação de serviço de forma mais ágil e efetiva, além de possibilitar economia e redução de gastos com linha telefônica, pois são recursos que poderão ser empregados de outra forma.
“Essa tecnologia vai possibilitar uma economia de aproximadamente R$ 120 mil por ano. Além disso, vai melhorar a comunicação interna entre os servidores, bem como externa com a população, sobretudo, nas delegacias localizadas nos municípios do interior do Amazonas”, destacou Demetrius.
Segundo a autoridade policial, não haverá fios telefônicos convencionais, que constantemente davam problemas na fiação das ruas e das unidades policiais, inclusive com furtos frequentes. Agora, os telefones estarão interligados na mesma rede dos computadores da PC-AM, trazendo uma solução prática para a comunicação interna e externa.
Ainda será possível realizar a instalação da linha dedicada em computadores e celulares, o que trará a possibilidade de efetuar e receber chamadas de vídeo e envio de mensagens de texto, bem como com a chamada e transferência entre ramais por toda a PC-AM, apenas digitando os quatro últimos números da linha telefônica.
FOTO: Divulgação/PC-AM