Blitz Amazônico
Saúde

‘Vampirão’ vai estar na Sefaz nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (02/02), no período de 8h às 12h, a unidade móvel da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), mais conhecida como ‘Vampirão’, vai atender pessoas interessadas em doar sangue no estacionamento externo da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), localizado na Avenida André Araújo, nº 150, bairro do Aleixo, zona centro-sul.

A ação social, realizada numa parceria da Sefaz com a Fundação Hemoam, ocorre, tradicionalmente, nesse período próximo ao Carnaval, onde é registrado um aumento no número de acidentes e necessidade de transfusões de sangue.

A secretária Executiva para Assuntos Administrativos da Sefaz, Alana Valério, enfatizou que a ação é extensiva a todo cidadão a fim de atingir a meta da fundação o quanto antes. “A Secretaria de Fazenda cede o espaço e também realiza campanha de sensibilização junto aos servidores para a doação. No entanto, nem todos que desejam, estão aptos a doar. Em virtude disso, abrimos o espaço para que servidores públicos de outras instituições, contribuintes que venham até a Sefaz e, mesmo pessoas que circulem pelo local, nesta quinta-feira, possam realizar este gesto voluntário de solidariedade”, destacou Alana Valério.

Os interessados devem comparecer à Sefaz munidos de documento oficial de identificação com foto e estar dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para ser doador:

• Ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal;

• Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;

• Pesar no mínimo 50 kg;

• Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

• Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue;

• A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres;

• O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

FOTOS: Divulgação/ Sefaz-AM

Post Relacionado

RespirAR capacita 50 profissionais em pilates solo e mobilidade articular

EDI FARIAS

Após recorde em 2023, Hemoam reforça campanha para aumentar doações de plaquetas

EDI FARIAS

Hemoam inicia campanha para garantir ‘Estoque Seguro’ durante as festas de fim de ano

EDI FARIAS