Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus promove 8º Circuito da Mulher para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Como parte da programação da campanha “Outubro Rosa”, de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), encerrou, nesta terça-feira, 21/10, o 8º Circuito da Mulher da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Antônio Reis, no bairro Betânia, zona Sul. A programação iniciou nesta segunda-feira, 20/10, para o atendimento de 120 mulheres.

A diretora da unidade de saúde, enfermeira Rejane Miranda, explicou que o Circuito da Mulher acontece duas vezes ao ano como forma de intensificar a oferta de serviços como consultas médicas, mamografia, ultrassom transvaginal, exame preventivo (Papanicolau), vacinação e da testagem rápida para o HIV, sífilis e hepatite B e C.

“Essa é uma programação realizada no ‘Março Lilás’, com foco no câncer de colo do útero, e no ‘Outubro Rosa’, com foco no câncer de mama. São serviços oferecidos durante todo o ano, na rotina de atendimento, mas, no Circuito da Mulher, os profissionais da USF fazem um esforço a mais para ampliar a oferta de consultas e exames como forma de atender o maior número possível de mulheres”, informou Rejane.

Na programação do circuito, as pacientes passam por oitos estações de atendimento, iniciando com o acolhimento na recepção, seguindo para atualização do cadastro das famílias com o apoio dos agentes comunitários de saúde, consulta com médicos, mamografia, coleta do preventivo, teste rápido, sala de vacina e encerrando com o ultrassom transvaginal.

“A partir do comprometimento da equipe de 106 profissionais, conseguimos ampliar a capacidade diária de atendimento no Circuito da Mulher. As mulheres têm a oportunidade de serem atendidas em demanda espontânea, sem necessidade de agendamento pelo Sistema de Regulação (Sisreg), realizando diversos exames em uma manhã ou uma tarde”, afirmou a diretora.

A programação na USF Dr. Antônio Reis garantiu a oferta de 30 vagas no turno da manhã e mais 30 no turno da tarde em cada dia de atendimento.

“Tudo é organizado para atender as mulheres de forma integral. A equipe também busca acompanhar de perto o resultado dos exames e, se houver alterações, já é realizado o encaminhamento para exames como a biópsia para confirmação do diagnóstico”, destacou Rejane Miranda.

No Circuito da Mulher da USF Dr. Antônio Reis, realizado durante “Outubro Rosa” de 2024, houve a identificação de seis mulheres com alteração nos exames de mamografia, sendo que três casos foram confirmados como câncer de mama.

Campanha

A Semsa tem reforçado durante o mês de outubro todas as ações de prevenção ao câncer de mama, com intensificação de ações de educação em saúde e oferta de serviços, além de sensibilizar a sociedade para a importância do diagnóstico precoce da doença, que vai permitir o tratamento em tempo oportuno e aumentar as chances de cura em até 95%.

O Ministério da Saúde recomenda o exame de mamografia principalmente no rastreio ativo de casos suspeitos entre mulheres na faixa etária de 50 a 74 anos e no atendimento sob demanda entre 40 a 49 anos, grupos considerados de maior risco para o câncer de mama.

Além da ação de rastreio de casos suspeitos no grupo de risco de 50 a 74 anos, devendo ser realizado a cada dois anos, com ou sem sintomas, a Semsa segue as orientações do Ministério da Saúde e não restringe o acesso de mulheres de outras faixas etárias ao exame de mamografia, mas estabelece orientações para que o exame possa ser utilizado de forma mais efetiva no diagnóstico.

Na faixa de 40 e 49 anos e acima de 74 anos, sem sinais ou sintomas suspeitos, a recomendação é que o exame seja realizado em comum acordo entre a paciente e o médico, após avaliação do caso individualmente e levando em conta os riscos e benefícios.

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Foto – Divulgação/Semsa

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus forma cuidadores comunitários no bairro Lírio do Vale

Victória Farias

Prefeito David Almeida fiscaliza construção de conjunto habitacional com 576 moradias na avenida do Turismo

victoria Farias

Prefeitura recebe comitiva de Israel para discutir soluções inovadoras na área de Saúde

Victória Farias