Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus capacita rede municipal para notificação de doenças e agravos relacionados ao trabalho

A Prefeitura de Manaus iniciou, nesta terça-feira, 7/10, na Unidade de Saúde da Família (USF) Deodato de Miranda Leão, bairro da Glória, zona Oeste, uma série de treinamentos para profissionais da rede municipal de saúde com o objetivo de qualificar as informações de doenças e agravos relacionados ao trabalho.

O treinamento, coordenado pelo Distrito de Saúde (Disa) Oeste, reuniu profissionais de cinco Unidades de Saúde, que receberam orientações sobre o preenchimento da ficha de notificação de doenças e agravos relacionados à saúde do trabalhador e da trabalhadora.

A gerente de Vigilância em Saúde do Disa Oeste, enfermeira Rúbia Medeiros, explicou que os profissionais de saúde realizam o preenchimento das fichas de notificações de agravos e encaminham para técnicos do Distrito de Saúde, que qualificam as informações e inserem no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan/Ministério da Saúde).

“A partir deste Sistema de Informação, é possível obter as informações sobre os indicadores em saúde do trabalhador e identificar de forma mais exata quais doenças estão atingindo os trabalhadores, em quais profissões e em que tipos de atividade mais adoecem. Diante destas informações, os gestores de saúde planejam ações de prevenção e intervenção nos diversos ambientes de trabalho”, informou a gerente.

O treinamento seguirá com novas turmas ao longo do mês de outubro, tendo o apoio da área técnica de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Disa Oeste, e será direcionado para técnicos de enfermagem, médicos, enfermeiros e outros profissionais que realizam a notificação de agravos e atuam em Unidades de Saúde nos bairros da zona Oeste de Manaus. As próximas seis etapas estão programadas para os dias 8, 13, 14, 16, 21 e 23/10.

O treinamento, conforme explica Rúbia Medeiros, vai abordar os dez principais agravos relacionados ao trabalho, dando ênfase ao acidente de trabalho, acidente de trabalho com exposição à material biológico e intoxicação exógena.

“A programação foi idealizada como forma de despertar nos profissionais de saúde um olhar mais atento aos usuários da rede para identificação dos acidentes e agravos relacionados ao trabalho. Além de qualificar as informações, é uma forma de fortalecer a rede de notificações em uma estratégia que vai permitir que se tenha informações mais exatas sobre a situação da saúde do trabalhador e da trabalhadora no município de Manaus”, destacou a gerente.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Post Relacionado

Conselho Municipal de Regulação reconhece avanços do Zona Azul na cidade de Manaus

blitzamazonico

Ageman acompanha cumprimento do Plano de Ação da concessionária de água durante estiagem

victoria Farias

Estudantes da Prefeitura de Manaus participam de palestra da comissão “OAB Vai à Escola” sobre bullying e cyberbullying

victoria Farias