Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus leva voz da Amazônia a debate internacional sobre clima e cidades rumo à COP30 dentro do Circuito Urbano 2025

Dentro da programação do Circuito Urbano 2025, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), participou, nesta quinta-feira, 2/10, do painel nacional e internacional “Territórios Urbanos e Emergência Climática: Caminhos para a COP30”, realizado em formato virtual com transmissão ao vivo pelo YouTube (https://www.youtube.com/live/Zy92JdR5tlM). 

O evento foi promovido pelo ONU-Habitat, em parceria com a Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InREDE) e Ministério das Cidades, contando com o Implurb; a rede francesa de Agências de Planejamento Urbano (Fnau); a Associação Mexicana de Institutos Municipais de Planejamento (Amimp); o grupo europeu EuroCidades; e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), reunindo especialistas para discutir os desafios das cidades frente às mudanças climáticas.

Painelista do evento, o diretor-presidente do Implurb e vice-presidente da InREDE, Carlos Valente, abriu sua fala destacando a urgência de adaptar as cidades ao cenário climático que se intensifica a cada ano.

“Diante da projeção de que, nos próximos 10 anos, cerca de 60% da população mundial residirá em áreas urbanas, é crucial desenvolver planos e programas que adaptem nossos territórios à nova realidade climática. Na cidade, estamos avançando com a lei ‘Manaus Sustentável’, de 2024, em fase de regulamentação, para incentivar a preservação do meio ambiente, mitigar emissões de carbono no meio urbano, promover o desenvolvimento autossustentável, equilíbrio urbano e ambiental, e a melhoria da qualidade de vida da população, fomentando construções e obras sustentáveis”, comentou Valente.

Valente lembrou que o prefeito David Almeida tem liderado diversas iniciativas, incluindo a legislação da “Manaus Sustentável”, além das pautas de reabilitações urbanas e as atualizações do Plano de Arborização da capital, do Plano Diretor e do Plano de Saneamento.

“Esses instrumentos são fundamentais para tornar a cidade mais resiliente e preparada. Manaus, no coração da Amazônia, tem um compromisso direto com a pauta climática. Enfrentamos desafios históricos, mas temos a oportunidade de liderar pelo exemplo, mostrando que é possível evoluir para cidades mais equilibradas, humanas e sustentáveis. Esse é um desafio que exige integração entre governos, técnicos e, principalmente, a participação da comunidade”.

Painel

O painel contou com a participação de Brigitte Bariol, diretora da FNAU, França; Maria de Lurdes, presidente da Amimp, México; Karel Montalvo, coordenador do EuroCidades; Alice Carvalho, do Ministério das Cidades, Brasil e Daniel Wagner, da Agência Francesa de Desenvolvimento – AFD, sob a moderação de Patrícia Trinta, presidente do Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (Incid) da Prefeitura de São Luís e vice-presidente Nordeste da InREDE.

O encontro reforçou que mobilidade urbana, saneamento básico, arborização e educação ambiental são eixos essenciais para enfrentar as emergências climáticas. Ao final, ficou evidente que a cooperação internacional e a troca de experiências são decisivas para que as cidades possam não apenas mitigar riscos, mas também construir soluções inovadoras e inclusivas rumo à COP30, em Belém.

Circuito Urbano

O Circuito Urbano é uma iniciativa do ONU-Habitat Brasil, criada em 2018 para dar visibilidade e apoio institucional a eventos que discutem os principais desafios e soluções para as cidades. Ele acontece dentro do Outubro Urbano, mês mundial dedicado ao debate sobre qualidade de vida nas áreas urbanas.

Desde sua criação, o Circuito já apoiou cerca de 1.000 eventos em todo o país, tornando o Brasil referência global na celebração do Outubro Urbano.

A edição de 2025 tem como tema central “Enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades justas e sustentáveis”, com atividades ligadas a quatro eixos: Ação climática e meio ambiente urbano, Moradia adequada no centro do planejamento urbano, Redução das desigualdades urbanas e Dados, inovação e cidades inteligentes.

Texto – Cláudia do Valle/Implurb
Foto – Maxwell Oliveira/ Implurb

Post Relacionado

Prefeitura entrega R$ 85 mil em prêmios aos contemplados de mais um sorteio do ‘IPTU Premiado’

Victória Farias

Prefeitura realiza curso para atendimento ao turista no Centro Histórico de Manaus

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus realiza a abertura do programa ‘Família na Escola é 10!’

Patrick