Blitz Amazônico
Amazonas

Defensoria Pública levará ação social para a Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ em Manaus 

Atendimentos gratuitos, incluindo orientações jurídicas e apoio para processos de retificação de nome e gênero, uma das principais demandas da população trans e não binária, serão realizados durante evento que acontece neste domingo

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) vai participar da XXV Parada do Orgulho LGBT+ 2025, que acontece neste domingo (28/09), em Manaus, com o tema “As vozes que vêm das ruas”. A instituição estará presente com atendimentos gratuitos durante a concentração, marcada para às 15h, na rua Simón Bolívar, ao lado da Praça da Saudade, no Centro. 

O evento, considerado o maior da região Norte dedicado à diversidade, vai reunir cidadania, cultura e ativismo em um ato de visibilidade e resistência. A Defensoria levará ao espaço a Carreta Itinerante com orientação jurídica, consultas processuais e mutirão de retificação de nome e gênero de pessoas trans. 

De acordo com o defensor público Roger Moreira, que atua na área de Direitos Humanos, a presença da instituição reafirma o compromisso com o acesso à justiça e a promoção da igualdade. 

“É muito importante estarmos juntos nesse momento em que a Parada volta às ruas, como um movimento nascido da própria sociedade. A Defensoria vai acompanhar e participar, oferecendo desde a orientação jurídica até a propositura de ações para fins de direitos específicos da comunidade. Nosso objetivo é validar e estar ao lado desses movimentos sociais na garantia de seus direitos”, destacou. 

A iniciativa também é resultado da parceria da DPE-AM com movimentos sociais que historicamente atuam pela causa. Para Bruna La Close, presidente do Instituto da Diversidade e referência na luta LGBTQIAPN+ no Amazonas, a ação fortalece a relação entre a comunidade e as instituições públicas. 

“A presença da Defensoria é um símbolo de compromisso com os direitos humanos e a cidadania. Representa acesso facilitado à justiça, combate à discriminação e reconhecimento institucional de que nossos direitos são garantidos por lei e merecem respeito e proteção”, afirmou. 

Além da atuação da Defensoria, a programação da Parada inclui shows, apresentações de drags, DJs e a tradicional caminhada pela avenida Constantino Nery com uma bandeira de 50 metros, encerrando com atrações nacionais e locais na rua Ferreira Pena. 

Com a participação no evento, a Defensoria exerce sua missão de estar próxima da população, atuando para que cada cidadão possa ter seus direitos garantidos de forma plena, sem discriminação. 

Direitos Humanos em ação na Defensoria 

A DPE-AM, por meio de seu Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania, vem ampliando, nos últimos anos, a atuação em defesa da população LGBTQIA+. Esse trabalho contínuo busca assegurar não apenas o direito individual, mas também reafirmar o papel da Defensoria como aliada na luta contra todas as formas de preconceito. 

Em 2024, promoveu um mutirão em parceria com a Casa Miga, ofertando atendimentos nas áreas de família, registros públicos e ações indenizatórias contra casos de homofobia e discriminação. A iniciativa garantiu a retificação de nomes, acesso a certidões e orientações jurídicas que impactaram diretamente a vida de dezenas de pessoas. 

Com a presença no evento deste domingo, a DPE-AM reforça que a promoção da cidadania LGBTQIA+ não se restringe ao ambiente institucional e se faz presente nas ruas, nos espaços de convivência social e nos momentos de maior visibilidade para a comunidade, tendo o compromisso constitucional de defesa dos vulneráveis. 

Parada do Orgulho em Manaus 

Realizada há 25 anos na capital amazonense, a Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Manaus é um dos maiores atos de diversidade da região Norte, reunindo milhares de pessoas em uma manifestação que mistura militância política, celebração cultural e luta por direitos. 

Em 2025, o evento volta ao formato tradicional de rua, com concentração marcada para às 15h, na Praça da Saudade, na rua Simão Bolívar, e desfile ao longo da avenida Constantino Nery. 

Sob o tema “As Vozes que Vêm das Ruas”, a edição deste ano valoriza o caráter original da Parada como movimento de ocupação e resistência, ao mesmo tempo em que amplia o acesso a serviços de cidadania. 

Além das apresentações artísticas e atividades culturais, a programação contará com atendimentos realizados pela Defensoria, incluindo orientações jurídicas e apoio para processos de retificação de nome e gênero, uma das principais demandas da população trans e não binária. 

Texto: Ed Salles 

Foto: Divulgação/DPE-AM

Post Relacionado

Em Humaitá, Posto Avançado do Detran-AM já atendeu mais de 7 mil pessoas desde sua abertura

EDI FARIAS

Estudo avalia violência contra mulheres em espaços acadêmicos 

EDI FARIAS

CREA Amazonas convoca os 13 primeiros aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS)

victoria Farias