Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Conselho de Saúde de Manaus cria comissão para revisão de regimento interno

A plenária do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) aprovou, nesta quarta-feira, 24/9, a constituição da Comissão Especial de Revisão do Regimento Interno da entidade. A aprovação aconteceu durante a 9ª Assembleia Geral Ordinária de 2025, no auditório do Complexo de Saúde Oeste, bairro da Paz, zona Oeste, com a presença de conselheiros representantes dos segmentos de gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O presidente do CMS/Manaus, conselheiro Hellyngton Monteiro de Moura, explicou que, como o início no mês de agosto do novo mandato de conselheiros para o triênio 2025-2028, uma das prioridades é a revisão do Regimento Interno do CMS, que estabelece as normas para organização e funcionamento da entidade.

“O Regimento Interno é a bíblia do Conselho Municipal de Saúde e tudo o que fazemos é seguindo esse instrumento. Mas existem pontos que precisam de adequações. Nos últimos três anos do mandato anterior, houve situações em que percebemos a necessidade de mudança, quando o regimento não era claro em questões que surgiram no colegiado”, informou Hellyngton Moura.

Um dos pontos destacados pelo presidente é a necessidade de estabelecer um tempo mínimo de permanência do conselheiro indicado pelas entidades. “Como a vaga é indicação da entidade, pode haver a mudança na indicação sem a vontade própria do conselheiro. Essa é uma das situações que a Comissão Especial vai poder revisar”, explicou Hellyngton Moura.

Com a criação da Comissão Especial, que será composta por conselheiros, seguindo a paridade do CMS, com representação de gestores (25%), trabalhadores (25%) e usuários (50%).

“A comissão vai trabalhar por um período mínimo de 15 dias, podendo ser prorrogada dependendo do tempo necessário para concluir a revisão. A conclusão será apresentada para a Comissão de Ética e Justiça do CMS/Manaus e depois seguirá para análise da plenária, sendo necessária a aprovação dos conselheiros em quórum qualificado”, esclareceu o presidente.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
Foto – Divulgação / Semsa

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus realiza ação conjunta para garantir a segurança aos moradores do Mauazinho

Victória Farias

Prefeitura de Manaus conclui recuperação de rede de drenagem profunda na rua Curipaco, no bairro Cidade Nova

EDI FARIAS

Dia ‘D’ do Grêmio Estudantil movimenta escola indígena da prefeitura no rio Negro

Patrick da Silva FARIAS