Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus envolve a população na elaboração do Plano Municipal de Ação Climática

Prefeitura de Manaus realizou dois dias de oficinas sobre o Plano de Ação Climática da cidade, que está em elaboração e deve ser apresentado durante a 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, em Belém (PA). Nesta quinta-feira, 18/9, foi a vez da participação da sociedade civil. A programação, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), contou com apresentação dos resultados do Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) e da Análise de Vulnerabilidades Climáticas de Manaus, além de dinâmicas com o público, cujas contribuições serão utilizadas na construção do plano.

Na quarta-feira, 17/9, a oficina também reuniu membros do Comitê Municipal de Enfrentamento à Mudança do Clima, composto por 21 secretarias. 

“Manaus é uma das poucas cidades do Brasil que terá um Plano de Ação Climática. Estamos ouvindo a população para que suas contribuições sejam utilizadas. A gestão do prefeito David Almeida está focada na qualidade de vida da população, no desenvolvimento sustentável e na segurança ambiental de Manaus”, afirmou o secretário da Semmasclima, Fransuá Matos.

Dentre as ações pontuadas pelos participantes, estão: mobilidade urbana, arborização, regularização fundiária e eficiência energética. O mestrando em Antropologia Social, Beto Oliveira, foi uma das pessoas que esteve na oficina.

“Um plano climático precisa ter a participação da sociedade civil, porque a gente traz as vivências de dentro dos territórios, sentindo todos os efeitos extremos que estão acontecendo. Discutir o clima é uma estratégia para permanecermos no mundo”, afirmou.

O coordenador de Projetos Climáticos da I Care, Victor Gonçalves, da empresa que participa da elaboração do plano explicou os passos. “A gente já realizou uma série de diagnósticos sobre como a cidade emite gases de efeito estufa, como está preparada para intempéries climáticas e agora vamos buscar respostas para estes desafios. Este é o momento da cidade definir as diretrizes que vão considerar as ações climáticas para os próximos 50 anos”, afirmou Victor.

Texto – Taianna Castro / Semmasclima
Foto –  Valdo Leão / Semcom

Post Relacionado

Prefeitura realiza pesquisa para analisar mudança de circulação no bairro Parque 10

Victória Farias

Prefeitura realiza obras de manutenção com recuperação asfáltica na comunidade Vale do Sinai

victoria Farias

Fortalecimento do cuidado à gestante e ao bebê é destruído em evento da Prefeitura de Manaus

victoria Farias