Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

CCC recebe representante de centro integrado da Secretaria de Segurança do Amazonas

O Centro de Cooperação da Cidade (CCC), da Prefeitura de Manaus, recebeu, na manhã desta quinta-feira, 4/9, o coronel Claudio Silva, um dos precursores do Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Segurança do Amazonas, implantado para a Copa do Mundo em 2014, para uma visita técnica às instalações. A iniciativa busca conhecer a estrutura do CCC, assim como soluções tecnológicas que dão suporte à gestão municipal.

“Receber visitas como esta no CCC é uma oportunidade importante para estreitarmos laços com o Centro Integrado de Comando e Controle do Estado. Essa troca de experiências fortalece o trabalho conjunto e nos permite avançar na adoção de novas tecnologias que beneficiam diretamente a segurança e o bem-estar da população de Manaus”, ressaltou o superintendente do CCC, Sandro Diz.

Durante a visita técnica, o coronel conheceu detalhadamente as principais áreas e setores do centro. Na Sala de Monitoramento, onde pode observar, a partir de 27 monitores de 55 polegadas, simultaneamente, imagens de câmeras, mapas de calor e fluxos de dados, em tempo real, que servem de apoio à tomada de decisão da gestão.

A equipe também conheceu o Contact Center, ambiente operacional onde atuam as equipes das secretarias municipais de Saúde (Semsa), de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), coordenando os atendimentos e as ações emergenciais.

No Data Center, a equipe que esteve no local teve uma visão do setor responsável pelo processamento, armazenamento e um dos backups dos dados municipais. A visita técnica incluiu, ainda, a área administrativa, onde acontece todo o planejamento, controle de projetos e fluxo documental interno do CCC.

 “Foi um grande prazer conhecer a estrutura do CCC e constatar que a implantação realizada aqui foi bem planejada e estruturada. Observamos que o projeto considerou não apenas os aspectos tecnológicos e o monitoramento dos pontos críticos da cidade, mas também a integração entre as secretarias municipais, os órgãos estaduais e até federais”, disse o coronel Claudio Dias.

Na opinião do coronel, é extremamente relevante perceber que a gestão não ocorre de forma isolada, mas, sim, de maneira articulada com diversas instituições, sempre com foco no bem-estar da cidade. “Essa atuação integrada permite não apenas respostas mais eficazes a possíveis ocorrências, mas também um trabalho preventivo, fundamental para a segurança e a qualidade de vida da população”, ressaltou.

Texto – Richard Ferreira/CCC

Foto – Divulgação/CCC

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus realiza formatura de alunos do Programa Ampliando Horizontes da rede municipal de Educação

victoria Farias

Ageman realizou quase 2,5 mil vistorias nos primeiros cinco meses do ano

Patrick da Silva FARIAS

Furto de cabos de energia interrompe serviços da Semad nesta segunda-feira

blitzamazonico