Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Mais de 36 mil estudantes da Prefeitura de Manaus realizam 8º simulado ‘Pró-Saeb’

Com total de 36.175 alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quarta-feira, 3/9, a 8ª edição do Simulado “Pró-Saeb”. A prova que serve de preparação pedagógica para a avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), teve a participação de 22.552 estudantes do 5º ano e 13.623 do 9º ano.

A prova do Saeb 2025 será aplicada entre 20 e 31/10. As ações preparatórias, como os simulados, seguem mobilizando as unidades escolares e tem encerramento neste mês. Os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), devidamente diagnosticados e acompanhados conforme suas necessidades específicas, também participam da avaliação.

O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Superar a meta 

Com média de 8,0 nos simulados anteriores, a escola municipal Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, no bairro Presidente Vargas, zona Sul, foi uma das unidades de ensino que participou do simulado. Para alcançar e superar seus objetivos, a equipe pedagógica realizou várias atividades com os alunos, como análise de dados referentes ao teste, educação emocional, oficinas de aprendizagem de acordo com a dificuldade de cada aluno, dinâmica de turmas com metas a serem alcançadas e acompanhamento familiar.  

A diretora da escola Regiane Chaves afirmou que a cada simulado procura superar as metas destinadas, pois o desafio é deixar os alunos mais preparados possíveis para conseguir uma boa nota na prova do Saeb.

“Com certeza, a nossa meta que veio da secretaria é 8,2, mas a nossa meta, enquanto escola, é 8,7. Nós estamos trabalhando, de forma contínua, juntamente com a Semed, desenvolvendo várias atividades e na expectativa de ter um bom resultado. Os simulados vieram para melhorar muito o nosso modo de entender como as crianças se desenvolvem”, concluiu.

De acordo com a aluna do 5º ano, Alicia Valeska dos Santos Nobre, de 10 anos, com participação nos outros simulados, seu propósito é manter ou superar sua média 8,0. Para isso, ela se preparou muito e contou com o apoio das professoras.

“Minha expectativa é grande, porque o professor é muito exigente com a gente por causa dos simulados. Mas é um bom sinal, pois a gente vai tirando notas boas. A gente está se preparando para o Saeb também. A nota define como a gente está. A diretora separa as turmas para a gente ter alguns reforços no aprendizado”, contou.

Com média pessoal de 7,5, o aluno do 5º ano, Jean Francisco de Oliveira Xavier Costa, de 10 anos, vive a expectativa de superar seus limites, mas principalmente avaliar seu aprendizado no trabalho pedagógico realizado pela escola.

“Meu objetivo é 8,5 para cima ou 9,0. Acredito que vou bater essa meta por causa da preparação dos professores. A professora sempre passa muita tarefa para casa, junto de uma revisão muito boa. Além disso, ela também ajuda muita gente com a apostila. Ela vem nos ensinando sobre isso desde o 4º ano para o Saeb. A professora nos motiva todo dia para nós superarmos as nossas barreiras para tirar uma nota maior”, finalizou.

Texto – Paulo Rogério/Semed

Foto – Ulisson Santos/Semed

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus realiza formação do Programa de Tutoria Educacional para professores em estágio probatório

victoria Farias

Procon Manaus divulga nova pesquisa mensal de preços da cesta básica

blitzamazonico

Contenção do talude do parque Encontro das Águas – Rosa Almeida chega a mais de 45% de execução do concreto injetado

blitzamazonico