Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Comunidades indígenas da zona Leste recebem ação de saúde da Prefeitura de Manaus

Profissionais da Prefeitura de Manaus promoveram, na manhã de quinta-feira, 21/8, uma ação de saúde nas comunidades indígenas Nova Esperança e Recanto Feliz, situadas no ramal Brasileirinho, zona Leste do município. A atividade foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), como parte das ações referentes ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto, e ao “Agosto Dourado”, mês de promoção do aleitamento materno.

Na ação, equipes do Distrito de Saúde (Disa) Leste, da Unidade de Saúde da Família (USF) Waldir Bugalho e da USF Avelino Pereira ofertaram consultas médicas e de enfermagem, escuta qualificada com profissional de psicologia, vacinação de adultos e crianças, testes rápidos para detecção de HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e dispensação de medicamentos.

Os profissionais da saúde municipal realizaram também uma palestra destacando o significado da data comemorativa dos povos indígenas e conduziram ações de educação em saúde junto aos comunitários, com rodas de conversa sobre saúde mental e sobre a importância do aleitamento materno. As crianças participaram de uma roda especial sobre nutrição, para reforço dos hábitos alimentares saudáveis.

A técnica do Distrito de Saúde (Disa) Leste da Semsa, Maria Alibia Alencar, que atua nas áreas de saúde da População Negra, da População Indígena e da População Privada de Liberdade, informou que aproximadamente 60 famílias foram contempladas com as ações de saúde.

“Essas ações são importantes porque reforçam o valor da promoção da saúde e da prevenção de doenças. Além disso, promovem um reconhecimento da cultura e fortalecem os vínculos das comunidades com as equipes de saúde, um elo que é fundamental para que a rede de atenção primária chegue até os grupos mais isolados”, sintetizou Maria Alibia.

Data comemorativa

O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi instituído pela Organização das Nações Unidades (ONU) em 1994, com o objetivo de reconhecer e valorizar a importância dos povos indígenas no mundo.

A data comemorativa busca fortalecer a defesa dos direitos das populações indígenas e a necessidade de preservação de suas culturas, línguas e tradições, além de chamar a atenção para desafios como a perda de territórios, discriminação e ameaças à sobrevivência de seus modos de vida.

Texto e foto – Divulgação/Semsa

Post Relacionado

Inscrições para concurso da Guarda Municipal de Manaus encerram dia 15 de janeiro

blitzamazonico

Visa Manaus fiscaliza venda de alimentos suspeitos de falsificação em 25 supermercados da capital

victoria Farias

Linhas de ônibus são alteradas para missa campal na zona Sul de Manaus

blitzamazonico