Blitz Amazônico
Política

Presidente Roberto Cidade reforça compromisso com a inclusão durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Com um mandato pautado na inclusão e no respeito às diferenças, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), reforça, durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a importância das iniciativas voltadas a esse segmento da população.

A campanha nacional, realizada de 21 a 28 de agosto, tem como objetivo ampliar a conscientização e a defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência (PcDs).

No âmbito estadual, o deputado-presidente é autor de 19 matérias legislativas voltadas à causa, todas direcionadas ao combate ao capacitismo e à promoção de uma inclusão mais justa e respeitosa.

Além disso, já destinou mais de R$ 1,4 milhão em emendas parlamentares para beneficiar diretamente os municípios de Parintins (369 quilômetros de Manaus) e Humaitá (696 quilômetros), principalmente no atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Esse é um tema que nos sensibiliza e que recebe toda a atenção do nosso mandato. Precisamos ampliar conhecimentos e incentivar a sociedade a construir um ambiente mais inclusivo e respeitoso. Nosso compromisso é seguir trabalhando para fortalecer as iniciativas que já acontecem, especialmente no interior do Estado, e garantir que mais pessoas tenham acesso a serviços de qualidade”, afirmou.

Entre as ações de destaque está também a articulação, em parceria com outros parlamentares e o Governo do Estado, para garantir recursos destinados à aquisição de equipamentos para o Centro de Reabilitação e Fisioterapia Ailson Souza da Silva, em Nova Olinda do Norte (135 quilômetros), que oferece atendimento especializado a pessoas com TEA.

Leis sancionadas

São leis de autoria do parlamentar, entre outras:

• Lei nº 6.001/2022, que determina que laboratórios particulares e/ou conveniados realizem a coleta de materiais para exames laboratoriais de idosos ou pessoas com deficiência nas residências ou em unidades de saúde próximas;

• Lei nº 6.259/2023, que obriga estabelecimentos públicos e privados, além de repartições públicas, a inserir o símbolo mundial da conscientização sobre o TEA nas placas de atendimento prioritário e nas vagas preferenciais reservadas às PcDs;

• Lei nº 6.313/2023, que institui o Dia Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA);

• Lei nº 6.414/2023, que cria o selo “Empresa Amiga dos Autistas e Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção (TDah)”;

• Lei nº 6.318/2023, que estabelece a obrigatoriedade de valorização da pessoa com deficiência nas peças publicitárias veiculadas pela administração pública estadual;

• Lei nº 6.362/2023, que institui o selo “Escola Amiga da Educação Inclusiva”.

Sobre a Campanha

Criada pela Lei Federal nº 13.585/2017, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem como finalidade promover a conscientização da sociedade sobre o respeito às diferenças, democratizar o acesso a serviços básicos e combater a discriminação.

Idealizada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) há mais de seis décadas, a Semana promove debates, palestras e manifestações voltadas às pessoas com deficiência e suas famílias.

Assessoria de Comunicação – Michele Gouvêa / 3183-4395

Foto – Artur Gomes

Post Relacionado

Setembro Amarelo: Leis de Roberto Cidade chamam atenção sobre a importância da manutenção da saúde mental

victoria Farias

Após solicitação de Roberto Cidade, Governo do Estado leva serviços básicos para Comunidade Coliseu

victoria Farias

PL de Roberto Cidade, que protege crianças nas redes sociais, é aprovado por unanimidade na Aleam e coloca Amazonas na vanguarda nacional

victoria Farias