Blitz Amazônico
diversão

Prefeitura de Manicoré vai realizar 47º Festival Folclórico com disputa de quadrilhas e show do cantor Afonso Cearense

A cidade de Manicoré (a 333 km de Manaus) se prepara para sediar o 47º Festival Folclórico, maior manifestação cultural do sul do Amazonas. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de agosto de 2025, no Parque de Exposições Domingos Galdino de Melo, reunindo sete tradicionais grupos folclóricos que enchem de cores, dança e tradição a arena da festa.

Promovido pela Prefeitura de Manicoré e coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), o festival é um dos mais significativos marcos culturais, sociais e econômicos da Princesinha do Madeira, e conta com o apoio do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa do Amazonas.

“Por aproximadamente três meses, Manicoré se prepara para o evento, com a realização dos tradicionais forrós de rua e os ensaios nas quadras dos bairros, que se transformam em pontos de efervescência cultural, mobilizando a população e criando um verdadeiro clima de celebração. O Festival Folclórico de Manicoré é mais que uma festa. É um legado cultural, um símbolo de união e orgulho, e uma poderosa engrenagem de desenvolvimento para o município, o qual tem o total apoio do governo municipal, por meio do prefeito Lúcio Flávio, e com incentivo através de repasses”, destacou a secretária municipal de Cultura, Adrienne Cidade.

As agremiações que darão brilho ao festival representam a diversidade, a fé e o dinamismo cultural das comunidades manicoreenses.

São elas:

        •       Os Granfinos na Roça (vermelho e branco)

        •       Os Caipiras na Roça (azul e branco)

        •       Juna de Auxiliadora (vermelho e amarelo)

        •       Unidos de Mazzarello (verde e rosa)

        •       Juventude Unida do Manicorezinho (azul e vermelho)

        •       Juventude na Roça de São Sebastião (verde e vermelho)

        •       Explosão Junina (marrom, verde, rosa e branco)

A ordem das apresentações será definida por sorteio. Na primeira noite, se apresentam quatro grupos, e na segunda, os três restantes. Os horários seguirão o regulamento oficial do festival.

Afonso Cearense

Entre as atrações, o destaque musical ficará por conta do cantor Afonso Cearense, que encerra a programação com um show voltado ao público forrozeiro, no dia 9 de agosto.

Afonso é conhecido por sua voz marcante e repertório animado, com influências do forró nordestino, do pé de serra e da vaquejada.

Com a carreira consolidada, Afonso Cearense já se apresentou em diversos municípios do interior do Estado e conquistou o público com sucessos autorais e versões populares de clássicos do gênero. 

Post Relacionado

Documentário de Heraldo Daniel conta a história do indigenista Egydio Schwade na Amazônia

victoria Farias

May Seven apresenta primeira edição do ‘Electro Beach’ em Manaus

blitzamazonico

Laboratório Artístico Cênica Corporal seleciona jovens das periferias de Manaus

victoria Farias