Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura fiscaliza tráfego de veículos pesados na avenida Mário Ypiranga Monteiro

Ordenar o trânsito em áreas onde há fluxo intenso de veículos e facilitar o deslocamento é o objetivo de se limitar o tráfego de veículos pesados em algumas vias da cidade, a chamada “Zona Máxima de Restrição”. Na manhã desta terça-feira, 29/7,  a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), na avenida Mário Ypiranga Monteiro, zona Centro-Sul da cidade.

Ao todo, 12 caminhões foram abordados e nove foram notificados por transitarem fora do horário determinado. Outros tipos de notificações totalizaram sete. No geral, foram 16 autuações aplicadas na ação desta terça-feira.

O diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari, destacou a importância da ação. “Essas operações são essenciais para tornar mais seguro e eficiente o trânsito da cidade. Ao autuar esses caminhões, estamos não apenas aplicando a lei, mas também protegendo vidas”, frisou.

Os veículos com Peso Bruto Total (PBT) acima de 8 toneladas são restritos de circular das 6h às 9h e das 17h às 20h. Para veículos com PBT acima de 16 toneladas, a restrição é aplicada no intervalo das 9h às 17h. Essa restrição funciona de segunda a sexta-feira.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em veículos com dimensões ou cargas superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização é infração grave, equivalente a cinco pontos na Carteira de Habilitação, com multa no valor de R$ 195,23 e retenção do veículo.

Autorização

A circulação de caminhões nessas áreas, fora do horário estabelecido, só será autorizada após a emissão da Autorização Especial de Tráfego (AET). As empresas transportadoras ou proprietários de veículos pesados devem solicitar o documento no setor de Atendimento do IMMU, na avenida Urucará, 1.180, Cachoeirinha, das 8h às 14h.

Os argumentos apresentados serão analisados pela diretoria de Engenharia, que poderá acatar ou não o pedido. O documento tem prazo de validade e deve ser renovado após expirar a autorização de circulação.

Texto – Álisson Castro/IMMU

Foto – Divulgação/IMMU

Post Relacionado

Dez meses de ‘Asfalta Manaus’ contra décadas de ruas abandonadas

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus apoia 14 eventos neste final de semana

Patrick da Silva FARIAS

Procon Manaus realiza operação ‘Academia Segura’ para garantir direitos dos consumidores

victoria Farias