Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeito em exercício Renato Junior destaca uso de tecnologia nas ações estratégicas da prefeitura

Em entrevista concedida ao Grupo Norte de Comunicação, na manhã desta quinta-feira, 17/7, o prefeito de exercício Renato Junior falou como gestor, mas também como cidadão atento aos desafios de Manaus. Ele destacou a necessidade de agregar no enfrentamento de problemas urbanos, o uso de drones para detectar focos de incêndio, os avanços na prevenção da enchente e o impacto transformador do Passe Livre estudantil.

“Não podemos mais ter ações primitivas na cidade de Manaus”, afirmou Renato, ao tratar do uso de inteligência artificial para mapear buracos e melhorar as ordens de serviço. O prefeito em exercício revelou que a Prefeitura de Manaus negocia com empresas a instalação de sensores em veículos de transporte, como Ubers e ônibus, capazes de identificar, com precisão, trepidações e falhas viárias. “Manaus sofre com a umidade, com chuvas ácidas, com crescimento desordenado. Precisamos de métodos construtivos novos. E vamos trazer tecnologia toda que pode nos ajudar.”

Sobre o período de seca, que chega a Manaus logo após a cheia dos rios, Renato destacou a adoção de drones pela prefeitura para prevenir queimadas. “É a primeira gestão do Brasil a usar esse tipo de tecnologia de forma antecipada. Esses drones identificam focos de incêndio antes que eles se espalhem. Nossa meta é agir antes do problema começar. Ano passado, ficamos encobertos por fumaça vinda da região metropolitana. Este ano, estamos prontos para não deixar isso se repetir”, afirmou. O trabalho envolve secretarias, ONGs, Defesa Civil e o apoio de comunidades locais.

Ao abordar os impactos sociais da cheia, o prefeito em exercício ressaltou a ampliação da operação “Cheia 2025”. A cidade atingiu a cota de 28,95 metros, mas, diferentemente de anos anteriores, não teve bairros centrais alagados.

“Fizemos o dever de casa: trazer, desassoreamento, coleta seletiva e ecobarreiras. Só eles retiraram 4.800 toneladas de lixo dos igarapés. Mas não paramos aí: estamos levando cestas básicas, água potável e kits de higiene para 37 comunidades ribeirinhas e novos bairros urbanos. Mesmo sem estado de emergência, sabemos onde o povo está precisando, e é lá que a mão da prefeitura está chegando”,

Por fim, Renato Junior abordou a questão do Passe Livre Estudantil, que se tornou permanente por força de uma Lei Municipal, proposta pelo prefeito David Almeida. “Antes, uma mãe com três filhos gastava mais de R$ 7 por dia com passagem. Hoje, não paga nada. Essa é a diferença de uma gestão com empatia”, disse.

Texto – Alessandra Taveira / Vice-Prefeito

Foto – Carlos Oliveira / Vice-Prefeito

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus entrega certificados de cursos a moradores da Reserva do Tupé

Victória Farias

Temporada de Cruzeiros em Manaus é recebida com hospitalidade e diversidade cultural

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus divulga lista de selecionados para curso de ‘treinamento básico operacional’

blitzamazonico