Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Ageman cobra melhorias e reforça fiscalização em obras de esgoto nos conjuntos Francisca Mendes e Sérgio Pessoa

A qualidade das obras de implantação da rede de esgotamento sanitário executada nos conjuntos Francisca Mendes e Sérgio Pessoa Neto, ambos no bairro Cidade Nova, zona Norte da capital, levou a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) a notificar a empresa Águas de Manaus.

Uma vistoria realizada pela Diretoria Técnica de Concessões, Obras e Saneamento da Ageman identificou não conformidades em diversas ruas. O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio da 52ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Consumidor (Prodecon), também acompanha o caso.

Entre os problemas mais comuns identificados pela equipe técnica da Ageman estão a falta de informação, pois os moradores não foram devidamente informados sobre as obras e seus impactos, falhas como pavimentação precária e afundamentos e obras inacabadas, dificultando a mobilidade.

“São não conformidades que comprometem a qualidade do serviço, pois se não forem sanadas poderão danificar a rede que foi implantada, além de impactar negativamente na circulação dos veículos, na passagem dos pedestres. Sabemos que as obras são necessárias, mas a empresa é obrigada a prestar um serviço de qualidade e quando isso não acontece, como foi o caso em que a nossa equipe identificou o problema, nós notificamos a concessionária, damos um prazo para ela corrigir as falhas e se isso não ocorrer poderemos advertir e multar. Essa tem sido a nossa postura e a população tem sido uma importante aliada nesse processo”, destacou o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade.

Conforme a notificação, a concessionária de água e esgoto, responsável pela execução das obras, deverá realizar a mobilização da equipe de conscientização e relacionamento comunitário, a fim de promover uma comunicação transparente junto aos moradores, reavaliação técnica das ligações executadas com falhas e reparos estruturais, finalização da pavimentação das vias impactadas, com definição e ampla divulgação de cronograma junto à população, reforço na fiscalização das obras com emissão de relatórios técnicos periódicos e a limpeza e acabamento das obras, garantindo condições adequadas de uso e circulação.

Todas as providências solicitadas estão fundamentadas no Contrato de Concessão firmado entre a empresa Águas de Manaus e a Prefeitura de Manaus.

A Ageman concedeu um prazo de 20 dias para que a empresa Águas de Manaus execute as providências solicitadas no termo de notificação e os serviços já foram iniciados.  O órgão regulador segue acompanhando os trabalhos nos dois locais.

O órgão regulador municipal reforça que problemas envolvendo os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, iluminação pública e Zona Azul poderão ser registrados pelos usuários nos canais oficiais da Ageman como o Instagram @ageman_manaus, Facebook Ageman Manaus, site https://ageman.manaus.am.gov.br/ouvidoria-agua/, e também junto à Ouvidoria por meio do Whatsapp (92) 98842-2919 e 98410-3247.

Texto – Tereza Teófilo/Ageman

Foto – Divulgação/Ageman

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus amplia a oferta de exames de imagens na rede municipal de saúde

Victória Farias

Prefeitura de Manaus realiza obra emergencial no conjunto Manoa

Victória Farias

Prefeitura de Manaus trabalha na recuperação da rede de drenagem profunda no bairro Coroado

victoria Farias