Blitz Amazônico
Política

Presidente Roberto Cidade propõe cooperação técnica entre a Assembleia e o TCE para ações de saúde mental aos servidores

Nesta quarta-feira (7/5), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), propôs à presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Lins, e ao conselheiro-corregedor Josué Neto, a formalização de um Termo de Cooperação Técnica entre as Casas Legislativas, com o objetivo de realizar ações voltadas para a saúde mental e o bem-estar dos servidores públicos.

O anúncio foi feito durante a abertura do seminário “Ambientes Institucionais e Saúde Mental: Caminhos Para o Cuidado”, que integra as atividades do Corregedoria Day, evento nacional promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pelas corregedorias de todos os Tribunais de Contas do país.

“Quero parabenizar a presidente Yara Lins e o conselheiro Josué Neto pela excelente iniciativa e afirmar que o Poder Legislativo está à disposição para colaborar com esse tema de extrema importância. Não apenas com o Termo de Cooperação Técnica, mas também com a criação de leis que possam valorizar os profissionais de saúde e proporcionar alternativas para que essas ações aconteçam, garantindo a priorização dessa pauta. A saúde mental dos nossos servidores é fundamental para que nossas instituições funcionem da melhor forma possível”, afirmou Roberto Cidade.

O deputado presidente também reiterou que, no concurso público da Casa Legislativa, previsto para o segundo semestre de 2025, serão garantidas vagas para profissionais da área de saúde mental.

 “No nosso concurso público, haverá vagas para psicólogos, ampliando a atuação da área de saúde mental dentro da Assembleia”, anunciou Roberto Cidade.

Participação da Assembleia

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) também marcou presença no evento com um estande coordenado pela Diretoria de Saúde, sob a responsabilidade do diretor Arnoldo Andrade. Durante o seminário, o profissional de saúde apresentou os trabalhos realizados no Poder Legislativo, focados no bem-estar e saúde mental dos servidores da Casa.

“A Assembleia, como o órgão que cria as leis e orienta a sociedade, tem a responsabilidade de participar desse debate e compartilhar sua experiência. Temos um centro médico completo, voltado para a saúde mental, pois sabemos que, para a mente funcionar bem, o corpo precisa estar em equilíbrio. A Assembleia traz para este evento a nossa experiência, especialmente na área da psicologia, tratando questões relacionadas à cognição, apresentando nossos números, como realizamos os diagnósticos e como estruturamos os tratamentos”, comentou o diretor de Saúde da Assembleia, Arnoldo Andrade.

Corregedoria Day

O evento foi aberto pela presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins, e pelo conselheiro-corregedor Josué Neto.

Organizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) por meio do Comitê Técnico de Corregedorias dos Tribunais de Contas, com apoio da Diretoria de Saúde do TCE-AM, o Corregedoria Day teve como objetivo ampliar o diálogo sobre o cuidado com a saúde mental em ambientes institucionais.

O seminário contou com palestras do psiquiatra Luiz Eduardo Wawrick Fonseca e dos psicólogos José Humberto da Silva Filho e Adenilson Reis. Também foi realizada uma roda de conversa mediada pela psiquiatra Loren Rodrigues Cavalcante.

O que é o Corregedoria Day?

O Corregedoria Day é um evento nacional promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pelas corregedorias dos Tribunais de Contas de todo o país. 

O evento no TCE-AM acontece nesta quarta-feira, 7, e oferece palestras, mesas-redondas e uma exposição de boas práticas voltadas à promoção da saúde mental. O evento é aberto ao público e oferece certificação de 6 horas pela Escola de Contas Públicas.

Foto – Herick Pereira

Post Relacionado

Senado avalia criação da Semana Nacional do Estatuto da Juventude

Redator

Roberto Cidade apresenta PL que cria ‘Programa Estadual de Compostagem de Resíduos Orgânicos’

victoria Farias

IPC-S registra inflação de 0,02% em setembro, diz FGV

Redator