Blitz Amazônico
Amazonas

Após DPE-AM comprovar inocência, Tribunal do Júri absolve homem acusado de homicídio que ficou 15 anos preso 

Homem aguardava julgamento desde 2010, quando ocorreu o crime, e foi preso por ter características e apelido semelhantes ao do verdadeiro autor do crime

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) obteve a absolvição de um homem acusado de homicídio qualificado que estava preso injustamente há mais de 15 anos. A absolvição ocorreu durante um julgamento do Tribunal do Júri, em Manaus, no último dia 14 de abril, quando o defensor público Thiago Cordeiro comprovou uma tese de negativa de autoria.

O crime ocorreu em dezembro de 2010 e, desde então, o réu aguardava julgamento. Conforme os autos, o homem foi preso por ter características e apelido semelhante ao do verdadeiro autor do crime.

Diante da inexistência de testemunhas presenciais e de reconhecimento fotográfico realizado em desconformidade com a lei, os jurados acolheram a tese de negativa de autoria, pois não havia certeza de que o réu teria sido o autor do homicídio.

Inicialmente, ele foi representado por um advogado particular e a DPE-AM passou a atuar no caso em 2016. O defensor público Thiago Cordeiro destaca que a demora do julgamento aposentado mais de uma década de liberdade da vida do assistido.

“Foi importante o reconhecimento da tese de defesa, uma vez que há mais de 15 anos o réu vivia nesse impasse – e, conforme foi comprovado, ele não foi autor do crime -, e tinha sua vida cerceada, pois não havia sido julgado”, afirmou.

Conforme a decisão, o não cabe mais recurso contra a absolvição.

Foto: Raphael Alves/TJAM/acervo

Post Relacionado

Aleam aprova lei de Roberto Cidade que regulamenta atendimento prioritário para pessoas com Espectro Autista

Patrick da Silva FARIAS

Amazonas registra alta no consumo de gás natural em 2023

victoria Farias

Últimos dias de inscrições para o Sesc Triathlon

victoria Farias