Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura avança na elaboração do novo Plano de Saneamento Básico de Manaus


Prefeitura de Manaus , por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), realizou, na terça-feira, 15/4, uma reunião com os consultores técnicos que participam da elaboração do novo Plano Municipal de Saneamento Básico de Manaus (PMSBM). Na ocasião, os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdema) receberam atualizações sobre o andamento das ações da fase de Diagnóstico. A reunião aconteceu na sede da Semmasclima, localizada no bairro Vila da Prata.

O novo Plano de Saneamento Básico de Manaus deverá ser apresentado no segundo semestre de 2025, contemplando dois novos componentes: manejo de águas pluviais e drenagem; urbana e gestão de resíduos sólidos – além dos que já constam no atual: serviços de abastecimento de água potável e limpeza esgotamento sanitário. “Este é um momento importante, onde serão tomadas decisões muito significativas para a qualidade de vida dos cidadãos de Manaus”, informou a conselheira do Comdema, Luciana Oliveira.

A reunião foi realizada para compartilhar o andamento das ações em curso, colher contribuições que podem enriquecer o processo de diagnóstico e a construção de estratégias voltadas para a melhoria da política de saneamento ambiental na cidade, bem como levantar dados da percepção da sociedade, além de propor uma cooperação institucional e engajamento do Comdema nas ações do plano.

“Nós entendemos que esse conselho é chave no processo de elaboração e revisão do Plano, pelo perfil dos seus conselheiros, na representatividade não só das instituições, mas também de outros segmentos da sociedade civil. Entendemos que para que ele possa ser eficaz, é necessário que tenhamos a participação da sociedade. Esperamos alavancar e fortalecer essa agenda fundamental para a cidade de Manaus”, explicou o coordenador dos segmentos de Diagnóstico da PMSBM, Neliton Marques.

Além da reunião com o Comdema, uma equipe de consultores já participou de visitas técnicas junto a empresas e concessionárias que atuam no setor de saneamento básico; com a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman); secretarias municipais de interface com a política de saneamento – como as de Infraestrutura, Limpeza Pública e Meio Ambiente; bem como houve reuniões e articulações com cooperativas e associações de catadores de resíduos.

Próximos passos

Além do estudo técnico, abrangendo os quatro componentes – manejo de águas pluviais e drenagem, limpeza urbana e gestão de resíduos sólidos, serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário – está previsto o trabalho de mobilização social, com a realização de reuniões comunitárias e audiência pública. O documento final, com previsão de entrega para outubro de 2025, servirá como instrumento de planejamento de curto, médio e longo prazo, alinhado às necessidades atuais e futuras de infraestrutura sanitária da cidade de Manaus.

Foto – Henrique Miranda / Semmasclima

Post Relacionado

Prefeitura realiza limpeza na orla do Amarelinho

Patrick

Prefeitura entrega mercado municipal Maximino Corrêa revitalizado, na Praça 14

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus prorroga matrículas da Educação de Jovens e Adultos até o dia 28 de fevereiro

victoria Farias