Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus inicia vistoria de imóveis para novo levantamento do índice de infestação do Aedes aegypti

Prefeitura de Manaus , por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou, nesta segunda-feira, 17/3, o 1º Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) do ano de 2025. A meta é a vistoria de 25.764 imóveis selecionados por amostragem em 63 bairros de Manaus.

O trabalho, que seguirá até o dia 27 de março, será executado pela Diretoria Epidemiológica, Ambiental, de Zoonoses e da Saúde do Trabalhador (DVAE/Semsa), com o apoio de 284 profissionais, entre agentes de controle de endemias (ACEs), agentes comunitários de saúde (ACSs), motoristas, supervisores e coordenadores de área.

Durante o início da ação no bairro da Glória, zona Oeste de Manaus, o subsecretário de Gestão da Saúde da Semsa, Djalma Coelho, explicou que o LIRAa é uma estratégia para que se possa obter um diagnóstico atual do nível de risco de infestação do Aedes aegypti no município de Manaus, o que vai permitir o planejamento mais eficaz das ações de prevenção e controle.

“Em 2024, o Brasil bateu recorde no número de casos de arboviroses, especialmente dengue, e também no número de óbitos. Em Manaus a situação foi mantida sob controle, graças à ação da vigilância ambiental e epidemiológica, ao trabalho dos ACSs e ACEs, e, principalmente, pela colaboração da população, que tem um papel fundamental para o controle das arboviroses”, destacou Djalma Coelho.

Na execução do LIRAa, os agentes de saúde realizam visitas domiciliares, das 8h às 14h, buscando identificar e coletar as formas imaturas (larvas) do mosquito, identificar os tipos de reservatórios mais encontrados para a reprodução do Aedes, eliminar ou tratar os potenciais criadores do mosquito. A ação também inclui atividades de educação em saúde com orientações para os moradores sobre a importância de evitar depósitos em imóveis que possam servir como criadores do Aedes aegypti.

O chefe da Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores (DIVDTV/Semsa), Alciles Comape, explicou que o Aedes aegypti é vetor de transmissão de doenças como Zika Vírus, Febre Chikungunya e os quatro sorotipos da Dengue (DEN 1, DEN 2, DEN 3, DEN 4).

“A Semsa, com as informações do LIRAa, terá o embasamento necessário para identificar os bairros e comunidades com alto, médio e baixo risco para a ocorrência de casos de dengue, zika e chikungunya. A partir desses dados, será possível elaborar estratégias para reduzir o risco de surtos ou epidemias em Manaus”, informa Alciles Comape.

Índice

A Semsa realiza dois LIRAa por ano e, desde 2012, Manaus vem mantendo o índice de infestação na categoria de Médio Risco, que compreende valores entre 1,0 e 3,9.

Entre janeiro e 1º de março de 2025, Manaus registrou 308 casos confirmados de dengue, com redução de 81,8% em relação ao mesmo período de 2024, quando houve o registro de 1.694 casos da doença.

O município não registrou casos confirmados de zika, sendo que no ano passado, nesse mesmo período, foram confirmados 16 casos.

Em relação à Chikungunya, foram confirmados 13 casos, com aumento em comparação com o período de 2024, quando houve o registro de cinco casos.

Reforço

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, de Zoonoses e da Saúde do Trabalhador (DVAE/Semsa), enfermeira Marinélia Ferreira, aponta que o resultado do LIRAa vai permitir que a Semsa possa direcionar o trabalho para manter o controle das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Marinélia Ferreira lembrou que no período de chuvas em Manaus, principalmente entre novembro e maio, há maior risco para o aumento dos casos das arboviroses por conta das condições desenvolvidas para a proteção do mosquito, e por isso é preciso fortalecer o trabalho de Educação em Saúde e de controle vetorial.

“Estamos felizes com a redução de casos este ano em comparação com o ano passado, mas a vigilância deve permanecer o ano todo. A população tem um papel imprescindível nas ações para manter o ambiente livre de larvas do mosquito, incluindo a aplicação do Check List 10 Minutos Contra o Aedes”, indicou Marinélia Ferreira.

O Check List 10 Minutos Contra o Aedes é uma estratégia em que a população pode usar 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadores do mosquito. Como o ciclo reprodutivo do Aedes aegypti, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias, a vistoria e limpeza semanal dos ambientes é capaz de evitar a vigilância do vetor.

“Se o check list for aplicado na casa, na escola, no local de trabalho, na faculdade, a pessoa estará protegendo sua casa, seus vizinhos e toda a comunidade”, afirmou Marinélia.

A secretária Rosileide Nascimento, moradora do bairro da Glória, recebeu uma equipe de agentes de saúde no local de trabalho e também destacou a importância da prevenção e dos cuidados que a população deve ter no controle das doenças.

“Eu nunca tive dengue, mas a prevenção é fundamental para todos nós, temos que preservar nossa saúde e é importante pensar no próximo. Eu tenho sempre cuidado, não só na minha residência, mas no meu trabalho também. Verifico se não tem água parada, tenho essa consciência e meu vizinho pode não ter, mas faço a minha parte”, afirmou Rosileide Nascimento.

Foto – João Viana/Semcom

Post Relacionado

Prefeito vistoria obras de contenção de erosão na avenida Torquato Tapajós e reforça importância da conscientização ambiental

victoria Farias

Planejamento urbano da Prefeitura passa de 44 mil atendimentos ao público em 2021

Victória Farias

Prefeitura de Manaus emite mais de 1,7 mil credenciais de estacionamento para idosos e PcDs até fevereiro

victoria Farias