Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Com rio na cota de 25m e intensas chuvas na região, Prefeitura alerta para horários de banho na praia da Ponta Negra

No Brasil, este fim de semana é o último do verão e, no Amazonas, a previsão do tempo é de alerta para temporais. Faça sol ou chuva, a praia do complexo turístico Ponta Negra segue sendo um dos destinos mais procurados da capital amazonense para lazer no balneário da Prefeitura de Manaus. Com a cota do rio Negro na marca em 25,08 metros até ontem, a Prefeitura de Manaus , por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), reforça as orientações de prevenção e segurança para os usuários do balneário.

A Prefeitura de Manaus ressalta que é importante respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salvamento do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBAM), que indica a área de segurança dos banhistas no rio. Além do horário indicado para banho – até as 17h – e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação principal é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas.

Os órgãos permanentes de segurança, incluindo a Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e os bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até as 17h, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.

Prevenção de afogamentos

Conforme o cabo Evandro, salva-vidas do CBAM, é importante que a população obedeça às regras do parque e, especialmente, para a prevenção de afogamentos.

“Primeiro, respeite a sinalização da área permitida para banho na praia de Ponta Negra; não entre na água fora dos horários permitidos; não terceirize os cuidados dos seus filhos; e não superestime a sua capacidade física para nadar. Lembre-se que obedecer às regras é fundamental para garantir a segurança de todos”, afirmou o cabo.

As vidas salvas não estão no local para prevenção e necessidade possível de resgate nas águas. Em todo o Amazonas, nos últimos anos, os bombeiros registraram 121 vítimas fatais de afogamentos. No ano passado, em Manaus, foram 9 vítimas fatais, sendo 8 do sexo masculino e 1 do sexo feminino.

Foto – Arquivo / Semcom

Post Relacionado

Prefeitura recebe notebooks do governo federal para dar celeridade à transmissão de dados da atenção básica de saúde

blitzamazonico

Prefeitura realiza ação de limpeza na comunidade 23 de Setembro

Victória Farias

Comunidade ribeirinha Agrovila recebe ação de limpeza da Prefeitura de Manaus

victoria Farias