Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus e Esmam promovem palestra sobre o ECA para alunos da rede municipal

Para fortalecer a formação cidadã dos estudantes, a Prefeitura de Manaus, em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), iniciou, nesta quinta-feira, 6/3, o projeto “Esmam nas Escolas”, com debates e reflexões sobre temas como Direitos e Deveres de Criança e Adolescentes, Direitos Fundamentais, Violência de Gênero, Cidadania e Participação Popular. A ação acontecerá, uma vez por mês, em uma escola da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A escola municipal Poetisa Cora Coralina, no bairro Cidade de Deus, zona Norte, foi a primeira a receber o evento, que contou com palestra interativa, vídeo demonstrativo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), proporcionando um aprendizado dinâmico e acessível. A atividade é coordenada pelo Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi), da Semed.  

“Nosso objetivo é trazer informações sobre direitos fundamentais de maneira acessível, contribuindo para a formação cidadã dos estudantes. A parceria com a Esmam fortalece esse propósito, garantindo que crianças e adolescentes compreendam seus direitos e deveres dentro da sociedade”, afirmou o coordenador do Nupi, Ricardo Simões.

Aproximadamente cem estudantes do 8º ano, do ensino fundamental, participaram da iniciativa que busca aproximar crianças e adolescentes do conhecimento jurídico. “Entender nossos direitos nos ajuda a saber quando algo está errado e também a cumprir nossos deveres como cidadãos”, destacou a estudante Rebeka Rocha.

A juíza de direito Larissa Padilha destacou a importância da educação jurídica para os alunos, ressaltando que o conhecimento sobre o ECA deve ser descomplicado e pedagógico, para contribuir com a formação cidadã.

“A educação jurídica é como uma grande ajuda para os alunos entenderem o que podem e devem fazer como cidadãos. É como dar a eles um mapa de como as coisas funcionam na sociedade”, afirmou a magistrada.

Foto – Ulisson Santos/Semed

Post Relacionado

Prefeitura amplia espaço verde de Manaus com arborização do parque Amazonino Mendes

victoria Farias

Prefeitura fará desvio em um trecho da avenida General Rodrigo Octávio

Patrick

Prefeitura oferece 140 serviços em licenciamento e planejamento urbano para a população

Victória Farias