Blitz Amazônico
SaúdeSaúde

5 maneiras naturais de acelerar o metabolismo e queimar gordura

O metabolismo consiste em um conjunto de reações físico-químicas no qual o organismo transforma os alimentos consumidos em energia. Quando a conversão se dá de forma lenta, pode ocorrer ganho de peso. Quando ela é rápida, o efeito costuma ser a perda de peso.

Segundo o endocrinologista Fadlo Fraige Filho, especialista em Metabologia, quando o metabolismo está acelerado e há déficit calórico, o corpo usa a energia armazenada em forma de gordura para funcionar.

“O processo é semelhante ao de uma máquina, sendo o nosso corpo responsável pelos processos que geram energia. Para manter o funcionamento, o combustível vem da alimentação diária. Há um nível mínimo de gasto de energia chamado de metabolismo basal, mas podemos aumentá-lo”, afirma Filho.

Confira formas de acelerar o metabolismo:

  1. Coma proteínas
    A sugestão da endocrinologista Carolina Mantelli para acelerar o metabolismo é comer proteínas magras, como frango e peixe. Elas exigem um tempo prolongado para serem processadas pelo corpo, o que resulta em estímulo metabólico.

“Além de estimular o metabolismo, as proteínas de baixas calorias favorecem a construção de massa magra e possuem pouca gordura”, detalha Carolina.

  1. Pratique musculação
    Quanto mais músculos uma pessoa possui, mais energia o organismo dela precisa para funcionar. Portanto, praticar musculação é a melhor forma de aumentar o gasto energético.
  1. Faça exercícios de cardio
    Treinos que combinam força e explosão, como corrida ou ciclismo, também são ótimos para acelerar o metabolismo. O treinamento HIIT (High Intensity Interval Training), que envolve a alternância entre períodos de alta intensidade e breves intervalos de descanso, também é altamente eficaz para aumentar a queima calórica.
  2. Organize seus lanches
    Ao planejar as refeições, não esqueça de lanches que acelerem a queima calórica. As castanhas são fonte de proteínas e gorduras boas, ótimas para controlar a fome e ajudar no funcionamento do corpo. O iogurte grego, rico em proteínas, também é uma boa opção.
  3. Cuide do seu sono
    Dormir mal é um dos principais obstáculos para a perda de peso. O sono desempenha um papel crucial na regulação do metabolismo, quando alguns hormônios específicos relacionados à queima de gordura são secretados. Sem um descanso adequado, o corpo tem dificuldades para manter o equilíbrio.

*Metrópoles

Post Relacionado

Telemonitoramento de pacientes com tuberculose já atendeu 1.276 pessoas em Manaus

Victória Farias

Mais de 500 foliões são atendidos em postos médicos de São Paulo

EDI FARIAS

Médicos alertam para cuidados no volante durante gestação e puerpério

EDI FARIAS